Descubra o que é um BEP no BIM e como criar um!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Ilustração BEP

Se você está entrando no mundo BIM, certamente já deve ter ouvido sobre o BEP e ficou se perguntando “O que é um BEP no BIM?”, além de ter ouvido termos como “BIM Mandate” e “Diretriz de modelagem”.

Nesse artigo você vai entender de uma vez por todas de fato o que é um BEP no BIM e como montar um.

O que é um BEP no BIM?

BEP é o acrônimo em inglês de BIM Execution Plan, ou na tradução direta, Plano de execução BIM.

O BEP é um documento que contém o maior número de detalhes possíveis de como um projeto em BIM vai ocorrer. É semelhante a um documento de premissas de projeto, porém, com mais detalhes sobre o processo.

Apesar de ser um documento de padrões, o BEP deve ser adaptado para cada projeto, preferencialmente em conjunto com todos os envolvidos. Afinal, como não existe uma regra de como um projeto BIM deve ser conduzido, cada projetista tem uma forma de fazer. 

Por esse motivo é ideal envolvê-los na adaptação do Plano de Execução BIM para que o trabalho seja realmente colaborativo e não uma imposição de processos que tragam dificuldades ao invés de facilitar.

O que é um BEP - definição
Definição do BEP (Fonte: BIM na Prática)

Quem precisa de um BEP?

De modo geral, quem fornece um BEP no projeto é o contratante. O Contratante é que tem as necessidades específicas de informações de como quer receber a documentação.

Projetistas precisam ter um BEP próprio?

Talvez o nome mais usual não seja propriamente BEP, mas sim de Diretriz de Modelagem. É extremamente importante que os escritórios possuam um documento com a “forma padrão” de executarem seus projetos em BIM, quais informações fornecessem e outras informações pertinentes. 

Esse documento, que você pode chamar como achar melhor, deve ser o seu guia para novos integrantes da equipe e para deixar claro ao seu contratante o que é o seu “BIM”. 

Obviamente você não entregará para eles todo o seu documento pois nele tem seus padrões, mas parte dele pode ser feita de tal forma que permita enviar sem fornecer informações internas.

Projetistas precisam de BEP? Entenda! (Fonte: BIM na Prática)

Objetivo dos modelos

O BEP deve deixar claro qual é o objetivo daquela modelagem. Como o contratante pretende usar os modelos (visualização*, compatibilização, orçamento, gerenciamento).

Inclusive, caso queira usar o BIM somente para a visualização dos modelos recebidos, já listamos alguns softwares BIM grátis para isso. Confira aqui alguns deles e aproveite para conferir outros conteúdos já no nosso insta que podem ajudar no seu dia a dia.

Lembrando que apesar de ter um objetivo “final”. Cada etapa pode ser usada para um objetivo específico. Assim, essas etapas devem estar claras.

Processo de execução

Nessa etapa é realizada a documentação de como os modelos serão divididos, quais etapas serão atendidas, frequência de entregas. 

Essa última é interessante, pois podemos ter entregas de modelos intermediárias entre as entregas oficiais de etapas. 

Isso garantirá que as equipes estejam sempre trabalhando com modelos atualizados. Porém, é imprescindível que esse processo seja documentado para que não se torne uma entrega “oficial”, mas uma forma de facilitar o andamento do projeto.

Desenvolvimento de Informações e detalhes

Já citamos acima que o modelo pode ter objetivos específicos ao longo do processo. Por isso é necessário deixar claro o que precisa ser entregue em cada etapa. 

Incluir cada especificações de cada elemento e qual o nível de detalhamento ele precisa ser entregue. Isso serve de garantia para que o processo flua bem e que todos tenham as informações necessárias para darem continuidade no trabalho.

Normalmente essa etapa o contratante já tem bem definida e pode ser copiada de um projeto para o outro. O que pode acontecer é que surjam demandas diferentes de informações por disciplinas específicas. 

Por exemplo: Se em um novo projeto a disciplina de Análise Energética for incluída, a demanda de informações dos materiais pode aumentar, pode ser necessário informar por exemplo, um coeficiente de transmissão de energia, que em outro projeto não fazia sentido.

Infraestrutura

Sempre deixe claro quais ferramentas serão utilizadas e qual versão de software será utilizada.

Plataformas de comunicação para análise de projetos e compatibilização, CDE, repositório de arquivos, entre outras informações que dizem respeito ao que suportará o processo.

Inclusive, o conceito de CDE é fundamental para a metodologia BIM e principalmente para definir e entender as diretrizes sobre ele em um BEP. Por isso, preparamos um conteúdo bem completo sobre o tema:

Entendendo o que é CDE, conceito muito ligado ao BEP

Conclusão e resumo

Apesar de ser novidade no mercado, entender o que é um BEP no BIM é semelhante a mapear todo esse processo de documentação das informações, que já deveria ocorrer em projetos em CAD também. 

Como sempre falamos, o BIM veio para pavimentar as mudanças no setor, por isso aproveite a oportunidade para rever padrões, entender seus entregáveis e suas necessidades, sempre pensando em ter um processo bem definido, porém, flexível.

Por fim, se preferir, confira esse conteúdo em vídeo e com mais detalhes:

Entendendo o que é BEP no BIM – Vídeo BIM na Prática

Deixe um Comentário

Quer receber novidades de cursos e notícias sobre BIM?

Últimas Postagens