Como escolher o melhor software BIM

Tempo de Leitura: 4 minutos
aeroporto em bim

Existe uma profusão de dicas na internet para dizer que o Revit desempenha determinada função. Não seria hora de se perguntar se não há outro software BIM mais adequado para seu objetivo?

Como já destacamos em um outro artigo nosso “Revit é BIM?“, muitas pessoas acabam associando a ferramenta Autodesk Revit a metodologia BIM. Entretanto, um fenômeno que percebemos frequentemente é a de pessoas que compreendem melhor a metodologia BIM mas ainda insistem em utilizar o Revit para dezenas de tarefas para as quais ele talvez não seja a escolha mais adequada para um software BIM.

Para se ter uma ideia, em um já bastante citado estudo feito pela Pennsylvania State University foram levantados alguns usos possíveis dos modelos BIM dentro etapas de projeto, construção e operação da edificação:

Tipos de software BIM por finalidade

Projeto:

  1. Modelagem de condições existentes
  2. Análise de implantação
  3. Criação e concepção
  4. Validação de códigos e normas
  5. Coordenação 3D
  6. Análise de engenharia
    1. Análise energética
    2. Análise estrutural
    3. Análise luminotécnica
    4. Análise de climatização e outras
    5. Avaliação de sustentabilidade – LEED
    6. Definição do programa de necessidades
    7. Design Review – Revisão crítica
    8. Estimativa de custo

Construção:

  1. Planejamento da ocupação do canteiro
  2. Projetos de sistemas construtivos
  3. Fabricação digital
  4. Controle e planejamento 3D
  5. Planejamento de etapas de construção/implantação – 4D

Operação:

  1. Programação de manutenção preventiva do edifício
  2. Análises dos sistemas do edifício
  3. Gestão do edifício
  4. Gerenciamento dos espaços
  5. Planejamento da desativação do edifício
  6. Modelo final consolidado

Infraestrutura

Além disso, podemos utilizar o BIM em edificações e obras de infraestrutura de todos os portes e configurações, desde túneis à terminais aeroportuários, como o de Londrinaprimeiro aeroporto onde o BIM foi empregado pela Infraero.

software de BIM no aeroporto de Londrina
Modelo do Aeroporto de Londrina feito em um software de BIM (Fonte: INBEC)

Selecionando e usando um software BIM diferente

Temos diferentes configurações que escritórios e empresas da construção podem apresentar. Desde o ponto de vista de recursos financeiros, passando pelo perfil de cliente mais comum até a estruturação de seus processos internos.

Por isso, não parece natural nem racional que um único software de BIM possa abraçar todos esses usos, objetivos e situações tão diversos.

Na realidade, os softwares de BIM disponíveis são inúmeras e podem acabar se apresentando otimizadas para determinados fins bastante específicos, desde ferramentas específicas para dimensionamento de sistemas elétricos prediais como o QiElétrica da AltoQi até softwares especializados em projetos de infraestrutura como os da Bentley e ferramentas na nuvem para disponibilização de arquivos e modelos em obra.

Claro que o software de BIM que você melhor domina pode ser a mais rápida para desempenhar uma determinada tarefa em um primeiro momento, entretanto é importante sempre se questionar se esse software é o que melhor se encaixa dentro do seu fluxo de trabalho e metas de produtividades atuais.

Além disso, não se limite a escolher um software e necessariamente ficar com ele para sempre! Tanto o fluxo de trabalho, como as metas, e os próprios softwares mudam com o tempo, exigindo sempre uma análise crítica das escolhas que foram feitas.

Plataformas poderosas como o Autodesk Revit ou o Graphisoft Archicad apresentam de fato muita flexibilidade e interfaces amigáveis para explorar novas possibilidades de uso, mas muitas vezes um determinado objetivo pode ser alcançado de maneira muito mais rápida e com maior qualidade se fazermos uso de softwares especialmente desenvolvidos para esse fim.

Iniciativa Open BIM de fomento à colaboração de projetistas (Fonte: Open BIM)

A importância da Interoperabilidade entre software BIM

Ao fazermos uso de softwares de BIM distintos, e ainda mais de fabricantes diferentes, a interoperabilidade (se você não conhece o termo, leia este post!) ganha um destaque especial para integrar essas diferentes ferramentas dentro de um processo sem grandes perdas de informação e retrabalhos.

Tal fato é, inclusive, natural conforme o aumento do nível de maturidade do escritório com os processos e softwares de BIM, ampliando assim o escopo de atuação e a produtividade da equipe ao abraçar as possibilidades da iniciativa OpenBIM.

Definição do conceito de Open BIM (em inglês)

Dessa forma, apresenta grande variedade de famílias desenvolvidas e fornecidas pelos próprios fabricantes. Plugins são oferecidos para as ferramentas SketchUp, Revit, ArchiCAD e AutoCAD. A partir da versão 2017 Service Pack 1, o Vectorworks oferece o catálogo do BIMObject incorporado a sua interface.

Assim, é aberto um mundo onde temos a possibilidade de utilizar o software de BIM que melhor se encaixam com a nossa necessidade e não moldar a nossa necessidade conforme as possibilidades de um determinado software de BIM.

chamada para instagram - com dicas de software bim
Quer ficar por dentro de materiais como esse? Clique na imagem e nos siga no Insta!

Deixe um Comentário

Quer receber novidades de cursos e notícias sobre BIM?

Últimas Postagens