Trabalhar com BIM: a integração entre engenheiros e arquitetos

Tempo de Leitura: 3 minutos
modelo bim 3D

Entenda nesse post a importância do perfil profissional das pessoas que irão trabalhar com BIM.

De acordo com as Coletâneas GUIAS BIM da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a efetiva implantação da metodologia BIM se baseia em três dimensões fundamentais: tecnologias, processos e pessoas.

A tecnologia obviamente refere-se a toda estrutura de softwares e também de hardware necessária para criação e manipulação dos modelos. Ao utilizamos o BIM os processos mudam, dado que temos uma nova forma de se trabalhar.

É preciso alterar as exigências de detalhamento de projetos, modificar a gestão de arquivos, revisar o fluxo de trabalho. Já falamos um pouco sobre isso no nosso blog, principalmente no post sobre interoperabilidade.

O foco do post de hoje é falar sobre a terceira dimensão fundamental: as pessoas.

O perfil profissional para trabalhar com BIM

Acreditamos que o perfil dos profissionais envolvidos exerça um papel fundamental no sucesso de um projeto que utiliza a metodologia BIM. A cada nova versão os softwares têm colocado à disposição do mercado novas ferramentas que facilitam a criação, análise ou gestão de um projeto.

É fundamental, portanto, que o profissional envolvido mantenha-se sempre atualizado sobre as novas tecnologias e ferramentas disponíveis.

Mas, principalmente, é crucial que as pessoas envolvidas nestes novos processos tenham a capacidade de trabalhar de maneira colaborativa, e que tenham visão interdisciplinar. Inclusive, fizemos um guia com as habilidades essenciais para profissionais do novo mercado de engenharia e arquitetura, confira nos nossos materiais!

Muito além do projeto

Consolidou-se de certa forma no mercado a ideia de que o projeto acaba no momento da aprovação nas prefeituras. É importante entender que o produto de um projeto não é um arquivo PDF, um arquivo DWG, um pedaço de papel, ou sequer um arquivo RVT, mas sim uma construção civil eficaz.

Um projeto arquitetônico não deve apenas se preocupar com a estética de um edifício ou com o aproveitamento do espaço disponível, mas também garantir uma boa solução para os projetos de engenharia, pensando no espaço disponível no shafts ou qual o melhor local para as máquinas de climatização.

O projeto estrutural não apenas deve garantir a estabilidade da edificação mas também viabilizar o conceito arquitetônico ou ainda permitir os desvios horizontais do projeto hidrossanitário, prevendo furações de viga ou modificando seções.

O BIM fornece uma gama de informações visuais e analíticas que permitem que estudos interdisciplinares sejam feitos na etapa de projeto.

Ademais, a compatibilização entre disciplinas nada mais é do que identificar melhorias para cada projeto individualmente, garantido o sucesso de todos estes de maneira integrada e possibilitando a definição das soluções mais otimizadas para o projeto em questão.

Assim, a compatibilização é um trabalho 100% colaborativo, cujo principal desafio é a eficiência na comunicação durante todo o processo de projeto e obra.

Modelo compatibilizado em BIM: exemplo de como é trabalhar com BIM
A construção 3D e a integração explícita entre as diversas disciplinas (Fonte: Acervo Pessoal)

É importante destacar a necessidade um esforço grande no que tange à gestão de projetos, que pode neste processo ser feita por um profissional dedicado exclusivamente à isso, sendo contratado pela incorporadora, pela construtora, ou ainda por uma das disciplinas de projeto, sendo mais comum a arquitetura.

Newsletter BIM na Prática
Quer receber materiais de BIM e outros temas no email? Clique e assine nossa news!

Dica chave para trabalhar com BIM

Mais do que a responsabilidade de quem exerce este papel em eleger as melhores ferramentas e metodologias para gerir o projeto, é importante que todos os profissionais entendam o valor da realização de um trabalho colaborativo. Também que compreendam que seu sucesso particular só ocorre quando há o sucesso de todos.

Assim como em diversas outras áreas da indústria ou de nossa sociedade, o principal obstáculo para a implantação e sucesso do BIM é a mudança de cultura. 

E você, já participou de alguma modelagem em BIM? Conte para a gente como foi!

Deixe um Comentário

Quer receber novidades de cursos e notícias sobre BIM?

Últimas Postagens