Que BIM não é software, muita gente já sabe e muito já se falou sobre isso.
Mas mesmo assim, muitos ainda acham que basta você aprender um software que você já está apto para trabalhar com BIM.
Temos visto no mercado uma deficiência enorme de soft Skills para BIM, também conhecidas como habilidades pessoais. São elas: comunicação, trabalho em equipe, resiliência, criatividade, tomada de decisão e por aí em diante!
Soft skills para BIM x Hard Skills
Seja para atuar como um gerente BIM, como modelador ou um com criações e gerenciamento de bibliotecas, elas são mais necessárias do que nunca na nova dinâmica de trabalho.
Somos treinados para nos aprofundar em Hard Skills, ou seja, aprender softwares, ser especialistas em Revit, saber criar bibliotecas, saber fazer dimensionamentos com auxílio de planilhas e softwares. Inclusive falamos mais dessa diferença e importância de ambas as habilidades (soft e hard) neste post sobre como se tornar um especialista BIM.
Quando na verdade o que o mercado mais precisa, é de pessoas que sabiam resolver problemas, gerenciar prioridades, gerenciar pessoas e que principalmente saibam se comunicar com assertividade (e não estamos falando de oratória)!

A faculdade não ensina isso, os cursos de softwares não ensinam isso. Você aprende a fazer o padrão repetido, ou aquilo que o software quer que você faça. O que te leva, muitas das vezes, a trilhar o caminho mais longo e menos eficiente.

BIM como catalisador dessa mudança
A importância da cooperação e processos no BIM
Sem ter processos e habilidade para trabalhar em cooperação, a migração do Autocad para o BIM será um tiro no pé, fazendo os profissionais perderem mais tempo e dinheiro.
Esse é um impasse muito comum nas consultorias que prestamos: “A partir de agora não usamos mais CAD nessa empresa.”
Esse pensamento cria uma barreira muito grande no processo, pois o Autocad ainda é uma ferramenta muito útil e presente no mercado da construção.
Algumas etapas de projeto podem facilmente ser desenvolvidas primeiramente no Autocad, como por exemplo uma etapa de aprovação da prefeitura.
Em alguns estados o que a prefeitura quer é, somente, um mapa de cores para identificar áreas, portanto forçar uma migração para o BIM só faria o processo encarecer sem ter nenhum ganho real de valor (para esse simples objetivo).
Quem analisa um processo precisa entender os problemas que existem e surgirão com as mudanças. Além de entender qual a melhor maneira e qual ferramenta será necessária para passar por essas barreiras.

Como desenvolver as soft skills para BIM
Certo, entendida a importância das soft skills para BIM, mas como desenvolver elas para estar pronto ou pronta? Como se faz isso:
- Conhecendo o processo atual na prática;
- Entendendo as ferramentas atuais;
- Entendendo as ferramentas de mercado;
- Sabendo gerenciar tempo seu e dos envolvidos;
- Sabendo se comunicar com assertividade, tópico que inclusive vamos falar muito mais pra frente;
- Saber resolver problemas de forma estruturada e não com gambiarras.
Neste post listamos e aprofundamos em 5 delas, com foco em se tornar um(a) especialista BIM, na visão de um BIM Manager com muita experiência na área.
Entenda quais habilidades você precisa desenvolver para que o objetivo seja alcançado. O Software é importante sim, mas ter uma ferramenta e utilizá-la no local e momento errado torna o trabalho muito mais difícil.
Por isso, procure desenvolver habilidades que são atemporais, pois os softwares ficam desatualizados, mas as soft skills sempre serão utilizadas independente dos sistemas da vez. Neste post em inglês, uma visão estrangeira de 8 habilidades (um híbrido de hard e soft skills) para desenvolver.
Conclusão
Vale sempre ressaltar algo que, apesar de parecer básico, é muito esquecido a quem ensina BIM Brasil afora: o BIM é a construção virtual de um empreendimento. Ou seja, se você não está pronto para uma construção real (em que envolve conhecimento dos processos, lidar com o pedreiro até o dono da construtora, saber resolver problemas e gerenciar recursos), dificilmente os erros da obra real serão evitados na virtual.
Portanto, esteja pronto para o BIM, assim como estaria se fosse executá-la na vida real e seu sucesso será inevitável!
Por fim, para facilitar o caminho e decidir por quais habilidades começar, o vídeo abaixo contém 5 principais para você começar, aproveite!