Revit é BIM?

Tempo de Leitura: 4 minutos
revit e bim? Modelo bim

Você acha que Revit é BIM? Ou BIM é Revit? Entenda porque essa troca de conceitos é uma situação comum com quem começa a estudar BIM e aprenda a diferença!

Após uma palestra que ministrei, um dos participantes veio me perguntar “Guilherme, mas BIM é Revit ou Revit que é BIM?” e isso me chamou a atenção. Isso porque existem muitos cursos, empresas e profissionais que se vendem como BIM, mas na verdade estão abordando a manipulação de um único software, normalmente o Revit.

Mas afinal, Revit é BIM? BIM é Revit?

Primeiro passo: entender o conceito

Pra responder vamos começar definindo alguns conceitos. A sigla BIM normalmente é desmembrada de duas maneiras: Building Information Modeling – aqui, a terminação “ing” entrega um caráter verbal; e Building Information Model – aqui, como substantivo.

Conceito BIM

Imagem bastante utilizada para exemplificar o uso e a amplitude do BIM, que vai muito além de um modelo 3D.

Building Information Modeling se refere ao conceito mais amplo de BIM (leia nosso post sobre). Diz respeito a um conjunto de processos e métodos que são aplicáveis a todo ciclo de vida de um empreendimento.

Sugere que as informações referentes à determinada construção estarão presentes em um modelo virtual, podendo ser utilizada para estudos de viabilidade, estudos de eficiência energética, simulação de custos, simulação de prazo, extração de quantitativos, estudo de projetos, manutenção, etc.

Ademais, nesse processo de construção e manipulação deste modelo entra em vigor o conceito da interoperabilidade, ou seja, vários profissionais alimentam o modelo (simultaneamente, ou não) com informações.

Essa abordagem cooperativa altera um pouco a metodologia de gestão de projetos de engenharia e isso por vezes se torna um empecilho quando trabalha-se com profissionais mais resistentes à adesão de novas tecnologias e metodologias.

Além disso, soma-se o fato de não termos no mercado da construção muitas práticas de qualidade consolidadas com gestão de projetos.

BIM muito além do Revit

O conceito BIM como substantivo se refere unicamente ao modelo BIM (como esse da imagem abaixo). Construí-lo é apenas uma etapa de todo o leque de possibilidades e informações que são abertas quando dizemos que estamos utilizando BIM!

Existem vários softwares que permitem a construção e manipulação destes modelos. Os softwares de modelagem mais conhecidos são o Revit (Autodesk) e o Archicad (Graphisoft).

Ou seja, o Revit é um software da Autodesk (mesma empresa fabricante do AutoCAD) que permite a criação de modelos BIM. Enquanto o BIM é uma metodologia que engloba o Revit, assim como vários outros softwares, somados com pessoas e processos.

Mas aprender a operá-lo é importante para entender mais e começar a estudar BIM? Sim! Mas é importante ressaltar que existem metodologias de modelagem para potencializar a utilização deste modelo em diversas outras etapas do projeto.

A modelagem em Revit e BIM no geral

modelo em BIM

Modelo BIM (Acervo pessoal – Guilherme Pelizza)

Primeiramente, é fundamental compreender o processo BIM como um todo durante o processo de modelagem e ter compromisso com a informação que estamos criando. Afinal, quando falamos de BIM, estamos construindo virtualmente, simulando a obra no computador, e não apenas criando representações de elementos construtivos, como fazíamos no AutoCAD, por exemplo.

Ou seja, a partir de agora as paredes deixam de serem apenas “linhas” e passam a ter informações agregadas (espessura, material, custo, volume, condutividade térmica, etc). E isso pode ser feito tanto no Revit, como em outros softwares da metodologia BIM, como Archicad, ACCA e outros.

Assim, caso uma informação seja incluída de maneira equivocada no momento da modelagem, acarretará em problemas em um segundo momento que essa informação for utilizada por outro profissional em outra etapa do processo BIM (quando o construtor ou o incorporador estiver traçando o planejamento da obra, por exemplo).

Leia mais sobre: Como compatibilizar projetos em BIM.

Além disso, existem também softwares BIM cujo foco é a manipulação e extração de informações do modelo. Podemos citar o Navisworks (também da Autodesk), o Solibri e o Vico, por exemplo. A gente ainda vai falar bastante sobre esses e muitos outros softwares aqui no nosso blog.

Agora, você pode se perguntar se isso será obrigatório ou somente uma tendência para grandes obras. Pois bem, falamos um pouco sobre isso neste vídeo no nosso canal no YouTube (juntamente com nossos parceiros da Trilho):

Todos saem ganhando

Ficou mais clara a diferença? Conseguimos explicar que Revit é BIM, mas que o BIM não é só Revit? Tem alguma dúvida? Escreve pra gente!

Ademais, vale ressaltar que esse caráter cooperativo do BIM faz a gente pensar que quanto mais gente estiver à par dessa tecnologia, cada vez mais teremos projetos mais eficientes, em termos de custo, prazo, sustentabilidade.

Portanto, aos poucos, vamos quebrando essa associação de que obra é bagunça e que construir é uma dor de cabeça.

Deixe um Comentário

Quer receber novidades de cursos e notícias sobre BIM?

Últimas Postagens